Segurança de Celulares: Vírus e Roubos

Cada vez mais, o mercado de celulares tem ofertado tecnologia e inovação. Esse fato é uma premissa das demandas da atualidade, que fizeram desse aparelho um apoio da rotina da maioria dos brasileiros. Conforme dados recentes do IBGE, o acesso à internet pelos brasileiros é feito em sua maioria através de telefone, hoje cerca de 90% dos brasileiros acessam a internet via celular.

Além da facilidade de comunicação e acesso a informações que podem ser feitas em qualquer lugar que a pessoa esteja, o entretenimento também se soma aos usos relacionados a pesquisas de estudo, de trabalho e afins. As tendências do mercado de celulares tem resultado em aparelhos cada vez mais rápidos e modernos para suprir as novas demandas. Dada a importância na rotina dos brasileiros ao uso dos celulares, compreendemos a urgência de falar sobre quais medidas de segurança de celularessão essenciais para utilizarmos essa tecnologia.

 

Segurança do Software

A principal ameaça do funcionamento dos softwares de celulares são as mesmas que as dos computadores, os famosos vírus ou malwares. Os vírus virtuais não atingem apenas redes de computadores, assim como dispositivos de informáticas, os celulares também tem sido grandes alvos desse problema e a segurança de celularesdeve ser prioridade. O maior problema relacionado ao vírus de celular é o fato da maioria das pessoas não tem conhecimento em relação a eles, não sabendo identificá-los ou dar o devido encaminhamento.

Um dos grandes indícios de vírus em um smartphone pode ser relacionadoàs mudanças de processamento do aparelho. Se seu celular apresentar lentidão brusca, de uma hora para outra fique atento, ele pode estar infectado pro um malware.Outro sinal que pode te deixar preocupado e acabar com a segurança de celulares é se você perceber alterações no funcionamento do seu celular que não foram premeditadas por você.

Desde o display da área de trabalho até o download de arquivos não interceptados por você, é como se o celular realizasse comandos estabelecidos de forma independente. Além disso, você também pode contatar o aparecimento de anúncios e propagandas sem nem ao menos ter navegado na rede, esse também é um sinal de que algo está descontrolado.

Da mesma forma o consumo excesso de bateria e o consumo elevado de dados são sinais muito claros de algo está errado com a segurança de celulares. O consumo de ambas as coisas pode mudar de acordo com a forma que você utiliza o sistema do seu smartphone, mas se não houve nenhuma mudança, se você não está utilizando o aparelho de uma forma diferente da qual costuma utilizar, essas alterações podem ser sinais muito claros de que há um vírus no seu celular.

É importante ressaltar que nem sempre esses sinais indicam a presença de um vírus no seu celular, ainda mais se aparecem isolados, pode estar havendo comprometimento de alguma outra estrutura de funcionamento do aparelho. De todo modo sempre que o aparelho trava, por exemplo, recomenda-se que se reinicie o aparelho e percebe se houve alguma mudança. Não havendo nenhuma, a primeira recomendação que se dá é que se restaurem os padrões de fábrica do celular.

Para restaurar as configurações ou resetar seu smartphone, é importante que você se preocupe em fazer um backup dos seus arquivos, o ideal seria migrar esses arquivos para uma nuvem, ou como você achar melhor. Feito isso pode formatar o aparelho e se livrar dos vírus. O único problema desse procedimento é que vai ser necessário você baixar os aplicativos que utilizava novamente para voltar a segurança de celulares.

Além desse procedimento, também há usuários que optam por baixar aplicativos antivírus e resolver o problema movendo arquivos infectados para quarentena, ou limpando os sistemas do celular, mas nem sempre essa é a melhor opção, especialmente se você não tem muito conhecimento sobre esses sistemas, o que pode ser também um dos motivos que levou a contaminação do seu smartphone.

Para evitar esse tipo de problema existem muitas formas que você pode inserir na sua prática de uso do aparelho. Assim como nos computadores, é essencial que você tenha cuidado ao manejar e-mails duvidosos, ou sem remetente que podem estar na verdade te enviando um vírus. Tenha cuidado ao navegar em sites e abrir links que podem te direcionar para um vírus, tenha atenção ao baixar aplicativos para selecionar apenas aquilo que você procura. Evite abrir links de desconhecidos enviados por WhatsApp ou outros veículos de comunicação.

É essencial prezar por fontes conhecidas na hora de baixar um aplicativo, focando na segurança de celulares, para evitar fontes externas que podem na verdade contribuir para a vulnerabilidade do seu aparelho. Todas essas dicas de prevenção também precisam estar ligadas a premissas básicas de uso: Evite que outras pessoas manuseiem seu aparelho, aposte no uso de senhas para proteger seu celular do descuido que pode haver por terceiros.

A segurança de celulares

A segurança do seu aparelho celular é um fator muito subjetivo porque pode estar relacionada a imprevistos diversos, portanto ter cuidado ao manejá-lo e carregá-lo para que se evitem extravios ou furtos é o passo primordial. Agora, se tratando de roubos ou assaltos, esse é um medo constante na vida de todas as pessoas, não apenas pela perca material, pelo dinheiro investido, mas porque os celulares hoje são os facilitadores do nosso cotidiano.

 Utilizamos os celulares para nos comunicar com familiares e amigos, repassando informações pessoais que podem acabar nos deixando vulneráveis. Isso sem falar no fato de que a maioria das pessoas utiliza o celular como agenda, é nela que essas pessoas organizam compromissos e salvam informações que não podem ser esquecidas, além das mensagens privadas também haver a possibilidade de armazenamento de informações bancárias que podem estar vulneráveis, portanto todo cuidado é pouco.

Existem algumas possibilidades de proteger o seu celular e suas informações pessoais no caso de roubo, uma recomendação é que para garantir segurança dos seus arquivos, você efetue backups regularmente, para que em imprevistos como roubos e furtos você não perca tudo de vez.

O primeiro passo é sempre manter a tela bloqueada através de senha, em caso de furto, a pessoa que furtou vai precisar resetar o aparelho caso queira utilizar, e nesse momento a maioria dos seus dados pessoais serão excluídos. Hoje além do uso de código PIN, também já existem celulares com tecnologia de senha digital, garantindo que somente o proprietário possa desbloquear o aparelho para garantir a segurança de celulares.

Outra recomendação importante para garantir a segurança do seu aparelho é utilizar os recursos remotos do celular. Assim você pode acessar seu computador e encontrar a localização do aparelho, te possibilitando efetuar uma “trava à distância”. O recurso remoto opera como se fosse um assistente remoto que pode acessar os arquivos através da rede.

Também é possível que você efetue a criptografia dos seus dados. Essa tecnologia permite maior segurança, através da decodificação de todas as informações antes de serem acessadas, assim não apenas em um roubo, mas o acesso de hackers também passa a ser mais difícil e menos provável.

Postagens:

Compartilhar:

Baixe agora este belíssimo livro digital,TOTALMENTE GRÁTIS!

joellucena

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *